quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mais qualidade de vida e desempenho com o SUPER CORE - Treinamento Funcional integrado

Por: Kenji Marcelo Takahashi
(31) 9111 9994 (31) 9996 86 99
email:kenjipersonal@yahoo.com.br


O Treinamento Funcional (TF) é uma modalidade onde os exercícios utilizados visam priorizar a funcionalidade do corpo humano como qualidade de vida ou para uma técnica esportiva específica.

Falando de qualidade de vida, atualmente vislumbrar uma longevidade passou a ser uma meta, assim sendo as atividades holísticas direcionadas para um corpo saudável começaram a se destacar no mercado da atividade física, quanto à procura nas academias, clubes e ou como personal training “in door” ou “out door”.

Importante saber que um dos grandes benefícios desta modalidade é a prevenção de lesões devido ao fortalecimento da musculatura profunda do corpo (CORE).

A base do TF é o Core Training, hoje sendo propagado pelo SUPER CORE – TREINAMENTO FUNCIONAL INTEGRADO. O que vem ser isto? È um conjunto de exercícios, com ou sem aparelhos alternativos, com uma progressão pedagógica estruturada para todos os níveis de treinamento, levando o individuo á bom nível de desempenho.

O Treinamento Funcional é um retorno do ser humano aos movimentos básicos como diz Paul Chek, “Você precisa treinar em padrões espelhados na própria vida: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.”
Outra afirmativa e a de Michael Boyle “Desenvolver a força distal sem a presença da estabilidade proximal é como dar um tido de canhão de dentro de uma canoa”.

Sabendo disso, precisamos trabalhar toda nossa musculatura estabilizadora, para depois desenvolver a força dos músculos mais externos, esta seria uma seqüência perfeita de treinamento para ganhar força com baixa possibilidade de lesões. Geralmente não é o que se ver por aí, nas academias e clubes. Portanto cabe aos treinadores, personal trainers e preparadores físicos, estarem atualizados.

Os materiais para o TF são geralmente alternativos, como elásticos, bolas, cordas, barras e outros. Obvio que as grandes marcas de aparelhos de ginásticas já criaram aparelhos com foco no treinamento funcional, que também possuem boa utilização, mas o mais eficaz é combinação de exercícios livres e em aparelhos.

Agora vale dizer, o Treinamento Funcional é retorno as nossas origens como homo sapiens, onde os movimentos eram livres e com força, onde o corpo era bem mais funcional, volto a repetir que a tecnologia deixou o corpo preguiçoso

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por explicar de forma clara e objetiva, como funciona o sistema Suprecore Treinamento Funcional Integrado.Parabéns pelo Ótimo trabalho que vem desenvolvendo com SUPERCORE kenji Takahashi .

    ResponderExcluir