segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Treinamento com peso para crianças e adolescentes

O treinamento para crianças e adolescentes vem enfrentando vários paradigmas, se os adultos que se dizem bem resolvidos ainda se frustram no assunto “corpo”, imagine uma criança ou adolescente cheio de sonhos e ilusões!

O importante, antes de tudo, é esclarecer que musculação e ginástica não estão ligados a esforços máximos e pesos absurdamente altos. O conceito de fisiculturismo, halterofilismo e treinamento com peso (musculação) se confundem na cabeça dos pais.

Quando falamos em criança e adolescente, estamos lidando com descobertas e experimentações e porque priva-los dessas vontades?
A melhor receita é uma ótima orientação!

Vários estudos, desde 1980, deixaram clara a melhora fisiológica das garotas e garotos treinados.

O Dr. Turner, 1980, da academia Americana de Pediatria, listou os pontos mais importantes para este tipo de treinamento:
 Exame médico
 Professor experiente
 Sala de musculação segura
 Bons equipamentos
 Aquecimento (exercícios preparatórios)
 Técnica correta
 Escolha do peso testada
 Programa equilibrado
 Inicio fácil
 Freqüência 2 a 3 x semana
 Avaliação física e fisioterápica

Estudos feitos por RIANS e colaboradores (Sociedade Americana de Ortopedia, 1987), OZMUN e colaboradores (Revista de Medicina e ciência do esporte e exercícios, 1994) SEWALL e MICHELI (Divisão de medicina esportiva, hospital da criança, Boston, 1986) chegaram em conclusões similares.
Os grupos de pré-adolescentes treinados tiveram um aumento na força muito maior do que os não treinados, RIANS detectou até uma melhora na flexibilidade. O mais importante, ninguém se machucou nesses estudos. Hoje o maior paradigma é a interferência no crescimento. Nas pesquisas observadas, nenhuma comprovou esta interferência.

O grande problema então é não ter uma boa orientação e locais onde haja profissionais qualificados para tal. O treinar criança e adolescente, implica conhecer o universo o qual vivem, e saber orienta-lo não só na construção do corpo, mas para que? E porque?

O conjunto psico-fisiológico-social merece grande atenção neste grupo em questão, mas do que carregar peso, eles carregam o orgulho, a vontade, a auto estima. Assim dizer não, sem explicações é um ato altamente traumatizante quando a possibilidade de executar a tarefa é evidente.

Até semana que vem!!
kenji

Nenhum comentário:

Postar um comentário