quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mais qualidade de vida e desempenho com o SUPER CORE - Treinamento Funcional integrado

Por: Kenji Marcelo Takahashi
(31) 9111 9994 (31) 9996 86 99
email:kenjipersonal@yahoo.com.br


O Treinamento Funcional (TF) é uma modalidade onde os exercícios utilizados visam priorizar a funcionalidade do corpo humano como qualidade de vida ou para uma técnica esportiva específica.

Falando de qualidade de vida, atualmente vislumbrar uma longevidade passou a ser uma meta, assim sendo as atividades holísticas direcionadas para um corpo saudável começaram a se destacar no mercado da atividade física, quanto à procura nas academias, clubes e ou como personal training “in door” ou “out door”.

Importante saber que um dos grandes benefícios desta modalidade é a prevenção de lesões devido ao fortalecimento da musculatura profunda do corpo (CORE).

A base do TF é o Core Training, hoje sendo propagado pelo SUPER CORE – TREINAMENTO FUNCIONAL INTEGRADO. O que vem ser isto? È um conjunto de exercícios, com ou sem aparelhos alternativos, com uma progressão pedagógica estruturada para todos os níveis de treinamento, levando o individuo á bom nível de desempenho.

O Treinamento Funcional é um retorno do ser humano aos movimentos básicos como diz Paul Chek, “Você precisa treinar em padrões espelhados na própria vida: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.”
Outra afirmativa e a de Michael Boyle “Desenvolver a força distal sem a presença da estabilidade proximal é como dar um tido de canhão de dentro de uma canoa”.

Sabendo disso, precisamos trabalhar toda nossa musculatura estabilizadora, para depois desenvolver a força dos músculos mais externos, esta seria uma seqüência perfeita de treinamento para ganhar força com baixa possibilidade de lesões. Geralmente não é o que se ver por aí, nas academias e clubes. Portanto cabe aos treinadores, personal trainers e preparadores físicos, estarem atualizados.

Os materiais para o TF são geralmente alternativos, como elásticos, bolas, cordas, barras e outros. Obvio que as grandes marcas de aparelhos de ginásticas já criaram aparelhos com foco no treinamento funcional, que também possuem boa utilização, mas o mais eficaz é combinação de exercícios livres e em aparelhos.

Agora vale dizer, o Treinamento Funcional é retorno as nossas origens como homo sapiens, onde os movimentos eram livres e com força, onde o corpo era bem mais funcional, volto a repetir que a tecnologia deixou o corpo preguiçoso

terça-feira, 5 de outubro de 2010

MILAN INTENSIFICA PREPARO FÍSICO DE SEUS ATLETAS


Retirado do:http://milanjc.esporteblog.com.br

Milan intensifica os treinamentos físicos seja em campo como na academia. Nos dias de hoje o futebol é decidido em um detalhe, uma fração de segundo pode decidir um campeonato. Nesse futebol moderno os atletas precisam estar muito bem técnica e taticamente, mas muito mais importante é estarem bem preparados fisicamente. Os melhores times do Rio Grande do Sul, Brasil e do mundo se destacam pela sua preparação física, quando os jogadores correm incansavelmente os 90 minutos da partida, geralmente conseguem obter um resultado positivo.O preparador físico tem um papel importante nos clubes de futebol, é ele quem tem a responsabilidade de fazer com que os atletas estejam bem condicionados, uma boa pré-temporada já mostra como vai ser desenvolvido o trabalho no ano inteiro, e os clubes estão dando muito mais valor e credibilidade para esse profissional, desempenhado no Milan pelo professor Alcemar Sanfelice. Para vocês terem uma idéia de como a preparação física é importante no futebol moderno, que um jogador de futebol chega a percorrer durante uma partida cerca de 14 Km, o que vamos reconhecer é um alto índice, realizando diversos tipos de deslocamentos e em diferentes intensidades. Em um estudo feito recentemente pela imprensa mostrou que os grandes clubes do Brasil têm marcado os seus gols, na maioria das vezes, no segundo tempo, isso ocorre porque o adversário já demonstra um certo cansaço físico, facilitando o time a marcar